Para Sentir

“Só devemos dizer aquilo que o coração pode testificar mediante atos sinceros, porque, de outra forma, as afirmações são simples ruído sonoro de uma caixa vazia.”

Texto extraído do livro BOA NOVA, Lição 10 – O Perdão - Psicografia de Francisco Cândido Xavier, por Humberto de Campos

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Incessante busca pelo êxito - VIDA

anjo11 Numa das minhas leituras diárias, pelo Yahoo Grupos o qual participo ha algum tempo, recebi esse texto da A Era do Espírito. Segue aqui uma parte dele, que para mim, caiu como uma oportunidade de reflexão para o feriado, sobre a importância de estarmos constantemente sintonizados com o Bem Maior, por nós e pelos queridos que nos acompanham. Espero que aproveite a leitura, como eu aproveitei!

 

É inadiável reexaminar os projetos até agora executados e avaliar quais deles possuem realmente sentido para nós. Quais deles nos trazem real motivação para os nossos dias e quais outros já não servem neste momento de nossa existência.

* * *

fazendinha O sucesso, convencionou-se acreditar, é alcançado com facilidade por aqueles que o conquistam, através de facilidades encontradas pelo caminho. Ao observarmos uma pessoa vitoriosa nas suas atividades, entretanto, não imaginamos os imensos obstáculos que foram superados, os momentos difíceis nos quais foram necessários a perseverança e a tenacidade para não desistir... não abandonar a meta...

Toda vitória exige luta, quando não altos sacrifícios pessoais...

Faz-se necessário ser assim, a fim de que o ser humano amadureça moralmente e psicologicamente, avançando espiritualmente.

Vida é desafio, nunca uma homeostase existencial, um abismo de ócio e tranqüilidade absolutos, o que se constituiria em verdadeira morte para o espírito, deixando de avançar no rumo da sua plenitude. Desta forma, torna-se imperioso se estar neste fluxo constante do Universo, nesta pulsação vibrante que é a existência...

Vida fora do fluxo do Universo, o qual se revela sob desafios, lutas... objetivos bem traçados, é uma existência sem vida.

Alcançado um patamar, outro se apresenta desafiador, cada vez mais complexo, proporcionando o desenvolvimento do intelecto e dos sentimentos.

Há quem, por outro lado, neste final de ano, se detenha em aflições... Alguns por aquilo que possuem, preocupados com as variações da bolsa de valores, com as cotações das principais moedas, tornando-se escravos da posse. Outros milhares, por sua vez, afligem-se por aquilo que não têm e que aparece na tela do televisor, como oportunidade de entretenimento e mais conforto. Passam, assim, a serem escravos da não-posse, vivendo mentalmente daquilo que lhes falta, acreditando que somente se tornarão felizes quando possuírem.

Torna-se necessário o desvencilhar-se dos desejos infantis da posse, os quais não passam de entulho mental para a nossa jornada evolutiva. Mais que preencher-se de objetos materiais, imprescindível se faz preencher-se de amor por si mesmo, locupletando nossas lacunas interiores.

Neste caminho de auto-iluminação certamente a derrota nos visitará, vez por outra, já que faz parte do caminho daquele que busca. A derrota não significa fracasso. Este se caracteriza pela desistência, pela falência dos ideais, pela desestruturação emocional diante da derrota.

Ser derrotado, longe de ser sinônimo de fracasso, nos traz a mensagem de que devemos examinar melhor os trajetos escolhidos, aperfeiçoando a nossa tática para a conquista do êxito. Ela se torna, dessa forma, quando bem assimilada, instrumento de amadurecimento que predispõe o indivíduo à vitória, a qual chegará mantida a determinação na sua busca.

* * *

coração1 Quando as dificuldades nos visitarem, neste novo ciclo que se inicia, torna-se indispensável a oração, a sintonia com as faixas superiores da vida. Aquele que ora, impregnado fica de emanações de equilíbrio, as quais inundam o seu superconsciente, o qual passa a nutrir o ego de energias para as lutas diárias, somando-se ao auxílio da intuição a nos trazer informações sequer imaginadas...

Quem ora, reconhece sua pequenez diante do Universo e recebe o acolhimento da Vida por se fazer humilde. Ao fazer-se um pedido com sinceridade, espíritos amigos se apresentam, motivados pela beleza da existência, pela busca do prazer de serem instrumentos na grande sinfonia do Cosmos.

Nunca estamos sós. Muitas vezes somos nós próprios a nos desviar do fluxo da vida, a sintonizar-mos com esferas inferiores, atraindo prejuízos de variada ordem.

Vida, portanto, é luta, desafio incessante... oportunidade de realização, de êxito, em qualquer atividade.

Perseverar, não desistir, e buscar os ideais que trazemos em nós sempre, tais são os pré-requisitos aos futuros campeões, mesmo que inexistam aplausos...

Porque, embora destituído destes, mantendo-se a busca, estará o espírito preenchido de uma vida plena de sentido -  de uma real vontade de viver.

Bibliografia:

Frankl, Viktor E. (1991). Em Busca de Sentido - um psicólogo no campo de concentração. - São Leopoldo-RS, Editora Sinodal; Petrópolis, Editora Vozes (Coleção Logoterapia).

Ângelis, Joanna de (2005). Libertação pelo Amor. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

(2004). Diretrizes para o Êxito. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

(2002). Triunfo Pessoal. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

(2000). O Despertar do Espírito. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

(2000). Jesus e o Evangelho - À luz da psicologia profunda - . Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

(1998). Amor, Imbatível Amor. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. - Salvador, BA : Livr. Espírita Alvorada.

2 comentários:

  1. Gostei muito desses fragmentos de textos os quais nos remetem à reflexão sobre a vida. Cada um faz sua caminhada, mas o quanto precisamos, a cada dia, repensar nossas atitudes, comportamentos e viver uma vida mais saudável. Há pessoas derrotistas demais, outras excessivamente positivas; o meio termo seria o ideal, mas quantos de nós o conseguem? Não tem importância, o interessante é buscar conhecimentos cada vez mais espirituais, estou convencida de que a espiritualidade deve fazer parte de nós, não temporariamente, de modo contínuo!
    Parabéns pelo blog, eu o visito sempre, sou sua seguidora..faça-me também uma visitinha, ficarei muito honrada...

    ResponderExcluir
  2. A propósito..meu blog
    http://degustaravida.blogspot.com

    ResponderExcluir