Para Sentir

“Só devemos dizer aquilo que o coração pode testificar mediante atos sinceros, porque, de outra forma, as afirmações são simples ruído sonoro de uma caixa vazia.”

Texto extraído do livro BOA NOVA, Lição 10 – O Perdão - Psicografia de Francisco Cândido Xavier, por Humberto de Campos

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Animais + Copa + Fogos: cuide bem do seu amigo!

A audição dos animais é muito mais sensível do que a humana. A cada evento comemorativo com fogos, milhares de animais da fauna silvestre morrem de puro medo nos parques ou sofrem alterações no seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e os gatos escondem-se em lugares minúsculos. Muitos fogem pelas ruas e provocam acidentes. Há os que, devido ao trauma, chegam até ao suicídio.
Compare a audição humana com a dos animais
ESPÉCIE >>>>> Mínimo (Hz) >>>>> Máximo (Hz)
Ser humano >>>>>>> 20Hz >>>>>>> 20.000Hz
Pássaro >>>>>>>>> 100Hz >>>>>>> 15.000Hz
Gato >>>>>>>>>>>> 30Hz >>>>>>> 45.000Hz
Cachorro >>>>>>>>> 20Hz >>>>>>> 30.000Hz
Cavalo >>>>>>>>>>> - >>>>>>>>> 20.000Hz
O que fazer
- Se o seu animal de estimação for muito agitado, o melhor é conversar com o veterinário e sedá-lo.
- Evite acorrentar os cães, pois eles poderão se enforcar.
- Acomode seu bicho de estimação em um cômodo tranqüilo e seguro. Feche as portas e janelas e deixe apenas uma luz suave.
- Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, eles podem brigar até à morte.
- Ofereça alimentação leve e muita água fresca. O distúrbios estomacais provocados pelo pânico podem levar à morte.
- Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga.
- Se possível estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som.
- Deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque o medo pode fazê-los urinar.
- Um pouco antes do evento, leve seu animal para perto da TV ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim, ele não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
- Cubra as gaiolas dos pássaros.
Os florais de Bach podem ajudar
Os florais funcionam muito bem para cães, aves, gatos e cavalos. Consulte um profissional da área para que ele indique a fórmula adequada para seu animal.
Aromaterapia: óleo essencial de manjerona
Coloque 5 gotas em 100 ml de álcool num borrifador e borrife os cômodos da casa (cuidado com o chão e móveis) 3 vezes ao dia, no dia da festa. Além disso, você pode pingar 2 gotinhas na caminha do animal à tardinha.
No horário do foguetório, coloque 2 gotinhas na caminha do animal ou onde ele fica - no caso de aves, passar um pano no fundo da gaiola com o óleo e o álcool. Para animais maiores pingar 5 gotinhas na baia.
Se você não encontrar o óleo essencial de manjerona, pode usar o óleo essencial de lavanda francesa com as mesmas indicações.
IMPORTANTE: procure uma boa loja de produtos naturais, ou farmácia de manipulação ou farmácia homeopática e compre óleos essenciais naturais. Os sintéticos, além de não provocarem o efeito desejado, ainda podem causar alergias respiratórias.
E os outros animais?
Não temos como proteger diretamente os animais dos parques, abandonados nas ruas ou em outras áreas da ignorância humana. Mas podemos avisar os amigos e enviar alertas sobre o problema ao poder público.
Em diversos países os fogos só podem ser lançados em áreas específicas. Escreva para sua prefeitura e vereadores solicitando que na sua cidade também seja assim.
Peça para os professores falarem sobre a audição dos animais nas aulas de ciência e meio ambiente.
Envie o link desse artigo ao maior número de pessoas que têm animais, para ajudá-las a entender o perigo e proteger seus bichos de estimação.
Lembre-se, nossa maior arma contra o mau uso dos fogos de artifício é a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário