Para Sentir

“Só devemos dizer aquilo que o coração pode testificar mediante atos sinceros, porque, de outra forma, as afirmações são simples ruído sonoro de uma caixa vazia.”

Texto extraído do livro BOA NOVA, Lição 10 – O Perdão - Psicografia de Francisco Cândido Xavier, por Humberto de Campos

terça-feira, 26 de maio de 2009

ACOMODADOS

sarah_key11 Não se acostume com a dor, nem se acomode com a miséria.

Não entre para o círculo dos ACOMODADOS.

Lembre-se: a Terra é redonda e nas muitas voltas que ela dá, você pode mudar de lugar, ganhar ou perder, vai começar e terminar muita coisa. Então é fundamental manter o espírito de luta, com a certeza de que sempre se pode fazer o melhor, não importando o que você resolveu fazer.

Sempre é possível melhorar alguma coisa, seja ela física ou espiritual. É possível melhorar o seu relacionamento familiar, a amizade, seu trabalho, suas notas na escola, seu salário, sua auto-estima – não se limite, não fique de braços cruzados olhando o navio de cruzeiro levando pessoas como você para a viagem dos seus sonhos.

Lute! Lute mais um pouco, esforce-se mais. Concentre-se no seu ideal e esqueça os problemas, as barreiras, senão você não vence.

Se disserem “impossível”, responda que simplesmente é porque ninguém fez ainda.

Se disserem que “não é para você”, responda que agora será!

Se disserem que “você não é capaz”, simplesmente não acredite e mire-se no exemplo de quem fez a diferença.

Se disserem “desista”, resista!

Se disserem “chega”, avance!

Se perguntarem “como é que você conseguiu”, é sinal de que você venceu o seu pior inimigo: o desânimo.

Você é uma pessoa vitoriosa, chegou até este dia com a capacidade de começar ou recomeçar.

Viva você!!!

Que esse dia seja iluminado para seus sonhos mais antigos!

(desconheço a autoria)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

REGRAS DE FELICIDADE

boneca6 Lembre-se de que os outros são pessoas que você pode auxiliar, ainda hoje, e das quais talvez amanhã mesmo você precisará de auxílio.

Todo solo responde não somente conforme a plantação mas também segundo os cuidados que recebe.

Aqueles que renteiam conosco nas mesmas trilhas evolutivas assemelham-se a nós, carregando qualidades adquiridas e deficiências que estão buscando liquidar e esquecer.

Reflita nos arranhões mentais que você experimenta quando alguém se reporta irrefletidamente aos seus problemas e aprenda a respeitar os problemas alheios.

Pensemos no bem e falemos no bem, destacando o lado bom dos acontecimentos, pessoas e coisas.

Toda vez que agimos contra o bem, criamos oportunidades para a influência do mal.

Mostremos o melhor sorriso - o sorriso que nos nasça do coração - sempre que entrarmos em contato com os outros.

Ninguém estima transitar sobre tapetes de espinhos.

Evitemos discussões.

Diálogo, na essência, é intercâmbio.

Se você tem algo de bom a realizar, não se atrase nisso.

Hoje é o tempo de fazer o melhor.

Estime a tarefa dos outros, prestigiando-a com o seu entusiasmo e louvor na construção do bem.

Criar alegria e segurança nos outros é aumentar o nosso rendimento de paz e felicidade.

Não contrarie os pontos de vista dos seus interlocutores.

Podemos ter luz em casa sem apagar a lâmpada dos vizinhos.

Você é uma instituição com objetivos próprios dentro da Vida, a Grande Instituição de Deus.

Os amigos são seus clientes e se você procura ajudá-los, eles igualmente ajudarão você.

Se você sofreu derrotas e contratempos, apenas se deterá se quiser.

A Divina Providência jamais nos cerra as portas do trabalho e, se passamos ontem por fracassos e dificuldades em nossas realizações, o Sol a cada novo dia nos convida a recomeçar.

André Luiz

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O TEMPO, AS HORAS E A ETERNIDADE

anjo country3 Somos os ponteiros desse grande relógio chamado Vida, e marcamos o nosso tempo, com a qualidade que dedicamos a ela.
Se colocamos alegria em tudo, se somos a própria motivação, as horas escorrem pelas mãos, marcada pelo prazer, e se tornam inesquecíveis...
Se, pelo contrário, de tudo lamentamos, as horas são marcadas pelo compasso lento e angustiante, da solidão que invade à alma, dos problemas que se repetem, e do tic-tac, tic-tac massacrante do tempo que não avança.
Guarde um tempo para cada momento, reserve-se para descansar e ficar com a família,
seja trabalhador, mas desligue-se quando acabar o expediente, seja um bom estudante, mas não vire a noite sobre os livros, seja semeador, mas não se esqueça, tudo o que plantar, vai ter que colher, seja amigo, mas não carregue os problemas dos outros nas costas, seja sincero, mas não transforme a sua sinceridade em faca afiada, seja humilde, mas não se deixe pisar.
Seja dono do tempo, seja o senhor das horas, começando o dia resolvendo o que é mais urgente e acessível, logo depois, você estará dominando tudo o que é possível, e quando menos esperar, estará fazendo até o que julgava impossível.
Por que no grande carrilhão da eternidade e do amor, somos todos engrenagens do grande relógio, e as horas que nós marcamos como anos, são na verdade, segundos diante da grandeza do nosso Criador, cuide bem do seu tempo, ele é o seu maior tesouro, cuide bem de você.
Paulo Roberto Gaefke

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Ferreiro


sarah_key_msn Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara e que se compadecia de sua situação difícil comentou: 'É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.
O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida.
Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro: Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito?
Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente.
O ferreiro deu uma pausa, e logo após continuou: `As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.
Mais uma pausa e o ferreiro concluiu: Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: 'Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas'.

terça-feira, 12 de maio de 2009

A marca que você deixa nas pessoas

 

Quando eu era criança, bem novinho, meu pai comprou o primeiro telefone da nossa vizinhança.
Eu ainda me lembro daquele aparelho preto e brilhante que ficava na cômoda da sala.
Eu era muito pequeno para alcançar o telefone, mas ficava ouvindo fascinado enquanto minha mãe falava com alguém.
Então, um dia eu descobri que dentro daquele objeto maravilhoso morava uma pessoa legal. O nome dela era "Uma informação, por favor" e não havia nada que ela não soubesse. "Uma informação, por favor" poderia fornecer qualquer número de telefone e até a hora certa.
Minha primeira experiência pessoal com esse gênio-na-garrafa veio num dia em que minha mãe estava fora, na casa de um vizinho.
Eu estava na garagem mexendo na caixa de ferramentas quando bati em meu dedo com um martelo. A dor era terrível mas não havia motivo para chorar, uma vez que não tinha ninguém em casa para me oferecer a sua simpatia.
Eu andava pela casa, chupando o dedo dolorido até que pensei: O telefone!
Rapidamente fui até o porão, peguei uma pequena escada que coloquei em frente a cômoda da sala.
Subi na escada, tirei o fone do gancho e segurei contra o ouvido.
Alguém atendeu e eu disse:
- "Uma informação, por favor".
Ouvi uns dois ou três cliques e uma voz suave e nítida falou em meu ouvido.
- "Informações".
- "Eu machuquei meu dedo...", disse, e as lágrimas vieram facilmente, agora que eu tinha audiência.
-"A sua mãe não esta em casa?", ela perguntou.
-"Não tem ninguém aqui...", eu soluçava.
-"Está sangrando?"
-"Não", respondi.
- "Eu machuquei o dedo com o martelo, mas tá doendo..."
-"Você consegue abrir o congelador?", ela perguntou.
Eu respondi que sim.
-"Então, pegue um cubo de gelo e passe no seu dedo", disse a voz.
Depois daquele dia, eu ligava para "Uma informação, por favor" por qualquer motivo.
Ela me ajudou com as minhas dúvidas de geografia e me ensinou onde ficava a Philadelphia.
Ela me ajudou com os exercícios de matemática.
Ela me ensinou que o pequeno esquilo que eu trouxe do bosque deveria comer nozes e frutinhas. Então, um dia, Petey, meu canário, morreu.
Eu liguei para "Uma informação, por favor" e contei o ocorrido.
Ela escutou e começou a falar aquelas coisas que se dizem para uma criança que está crescendo. Mas eu estava inconsolável.
Eu perguntava:
-"Por que é que os passarinhos cantam tão lindamente e trazem tanta alegria pra gente para, no fim, acabar como um monte de penas no fundo de uma gaiola?"
Ela deve ter compreendido a minha preocupação, porque acrescentou mansamente:
-"Paul, sempre lembre que existem outros mundos onde a gente pode cantar também..."
De alguma maneira, depois disso eu me senti melhor.
No outro dia, lá estava eu de novo.
-"Informações", disse a voz já tão familiar.
-"Você sabe como se escreve exceção?"
Tudo isso aconteceu na minha cidade natal ao norte do Pacífico.
Quando eu tinha 9 anos, nós nos mudamos para Boston. Eu sentia muita falta da minha amiga. "Uma informação, por favor" pertencia aquele velho aparelho telefônico preto
e eu não sentia nenhuma atração pelo nosso novo aparelho telefônico branquinho
que ficava na nova cômoda na nova sala.
Conforme eu crescia, as lembranças daquelas conversas infantis nunca saiam da minha memória. Freqüentemente, em momentos de dúvida ou perplexidade, eu tentava recuperar o sentimento calmo de segurança que eu tinha naquele tempo.
Hoje eu entendo como ela era paciente, compreensiva e gentil ao perder tempo atendendo as ligações de um menininho.
Alguns anos depois, quando estava indo para a faculdade, meu avião teve uma escala em Seattle. Eu teria mais ou menos meia hora entre os dois vôos.
Falei ao telefone com minha irmã, que morava lá, por 15 minutos.
Então, sem nem mesmo sentir que estava fazendo isso, disquei o número da operadora
daquela minha cidade natal e pedi:
-"Uma informação, por favor".
Como num milagre, eu ouvi a mesma voz doce e clara que conhecia tão bem, dizendo:
-"Informações".
Eu não tinha planejado isso, mas me peguei perguntando:
-"Você sabe como se escreve exceção?"
Houve uma longa pausa.
Então, veio uma resposta suave:
-"Eu acho que o seu dedo já melhorou, Paul".
Eu ri. "Então, é você mesma!", eu disse.
"Você não imagina como era importante
para mim naquele tempo".
- "Eu imagino", ela disse.
-"E você não sabe o quanto significavam para mim aquelas ligações. Eu não tenho filhos e ficava esperando todos os dias que você ligasse".
Eu contei para ela o quanto pensei nela todos esses anos e perguntei se poderia visita-la quando fosse encontrar a minha irmã.
-"É claro!", ela respondeu.
-"Venha até aqui e chame a Sally".
Três meses depois eu fui a Seattle visitar minha irmã.
Quando liguei, uma voz diferente respondeu:
-"Informações".
Eu pedi para chamar a Sally.
-"Você é amigo dela?", a voz perguntou.
-"Sou, um velho amigo. O meu nome é Paul".
- "Eu sinto muito, mas a Sally estava trabalhando aqui apenas meio período porque estava doente.
Infelizmente, ela morreu há cinco semanas".
Antes que eu pudesse desligar, a voz perguntou:
- "Espere um pouco. Você disse que o seu nome é Paul"?
- "Sim."
- "A Sally deixou uma mensagem para você.
Ela escreveu e pediu para eu guardar caso você ligasse.
Eu vou ler pra você".
A mensagem dizia:
" Diga a ele que eu ainda acredito que existem outros mundos onde a gente pode cantar também. Ele vai entender".
Eu agradeci e desliguei.
Eu entendi...
Autor Desconhecido

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Somos Gratos!

À MINHA MULHER  por dizer que teremos cachorro-quente ao jantar,
porque ela está em casa comigo e não com algum outro não sei onde!

clip_image001
AO MEU MARIDO esparramado no sofá como um purê de batata, porque ele está comigo e não em algum boteco...
clip_image002

À ADOLESCENTE LÁ DE CASA, que está reclamando por ter que lavar a louça,  
porque isso significa que está em casa, e não nas ruas...

clip_image003

PELOS IMPOSTOS QUE PAGO, pois significa que tenho emprego...
clip_image004

PELA BAGUNÇA QUE RESTOU DEPOIS DA FESTA porque isso significa que estive rodeado de amigos…
clip_image005
PELAS ROUPAS QUE ESTÃO FICANDO APERTADAS, porque significa que tenho mais que o suficiente para comer…
clip_image006

PELA MINHA SOMBRA QUE ME OBSERVA EM AÇÃO porque significa que estou fora, ao sol…
clip_image007
PELA GRAMA QUE PRECISA SER CORTADA,
PELAS JANELAS QUE PRECISAM SER LIMPAS  
E PELAS CALHAS QUE PRECISO CONSERTAR, porque significa que tenho uma casa…
clip_image008
POR TODAS AS QUEIXAS QUE OUÇO CONTRA O GOVERNO porque significa que temos liberdade de expressão…
clip_image009
PELA VAGA QUE ACHEI BEM NO FINAL DO ESTACIONAMENTO porque significa que posso caminhar e que tenho um meio de transporte…
clip_image010
PELA CONTA MONSTRUOSA DE ENERGIA QUE PAGO porque significa que estou sempre confortável (mas vamos economizar pela Natureza!)
clip_image011

PELA SENHORA DESAFINADA QUE CANTA ATRÁS DE MIM NA IGREJA porque significa que posso ouvir…
clip_image012
PELA PILHA DE ROUPAS PARA LAVAR E PASSAR porque significa que tenho roupas para vestir…
clip_image013
PELO CANSAÇO E MÚSCULOS DOLORIDOS AO FINAL DO DIA porque significa que fui capaz de trabalhar duro o dia todo…
clip_image014
PELO ALARME QUE DESLIGO PELA MANHÃ porque significa que acordei para mais um dia…
clip_image015
E
SOU GRATO PELOS ALOPRADOS QUE SÃO MEUS COLEGAS DE TRABALHO, porque tornam o trabalho interessante e divertido…
clip_image016 

Viva bem, ria sempre e ame com todo o seu coração! Agradeça por cada momento vivido, seja ele bom ou ruim. A Vida sempre nos ensina!


 

_

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Colaborando com o Planeta!

 passarinhos_barrinha

Cada um de nós pode e deve colaborar. É o nosso Planeta, nossa casa, nossa vida, a vida de nossos filhos e de  nossos netos que está em jogo, e é possível fazer a nossa parte – mesmo que mínima! Vamos frear a catástrofe ambiental que está por vir!

A responsabilidade não é só política e empresarial, mas também a postura de cada habitante da Terra diante do fenômeno é a chave para salvar o Planeta, nossas vidas e as futuras gerações.

Não adianta protestos inúteis;  INFORMAÇÃO e AÇÃO farão a diferença.

1 - A ÁGUA

- Consuma o justo. Evite gasto desnecessário.

- Não esvazie a CISTERNA desnecessariamente e ao faze-lo, utilize a água armazenada.

- Repare imediatamente os VAZAMENTOS: 10 gotas de água por minuto desperdiçam 2 mil litros de água por ano.

BANHEIRO

- Não jogue no VASO SANITÁRIO cotonetes, papéis, pontas de cigarro, compressas, ob ou preservativos: utilize a lata do lixo.

- Gel, xampu e detergentes são contaminadores. Usá-los moderadamente e se possível optar por produtos ecológicos.- Prefira DUCHA à imersão (banheira). Economiza 7mil litros p/ ano.

- Mantenha a ducha aberta só o tempo indispensável, fechando-a enquanto se ensaboa.

- Não deixe a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou barbear.

C O Z I N H A

- Não lave os alimentos com a TORNEIRA aberta, utiliza um recipiente. Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas.

- Utilize a máquina de lavar louças na sua capacidade máxima.

- Não despeje óleo usado na pia ou vaso sanitário, ele flutuará sobre a >água e é muito difícil de eliminar.

L A V A N D E R I A

- Utilize a MÁQUINA DE LAVAR somente quando estiver cheia totalmente.

- Reutilize totalmente ou parte da água da máquina: para limpar pisos ou calçadas, por exemplo.

J A R D I M

- O melhor momento para regar é à tardinha, menor evaporação.

- Utilizar água não potável para regar jardins e calçadas; de cozimento de alimentos para regar as plantas.

- Prefira plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água, além de preservarem o ecossistema.

- Não esquecer de plantar a SUA ÁRVORE, ao menos uma vez na vida.

2 - LIXO

- Mais da metade da produção industrial é reciclável.

Por que não RECICLAR e ECONOMIZAR ?

- Não jogue nenhum tipo de lixo no MAR, RIOS e LAGOS.

- Recuperar caixas de papelão e embalagens de papel contribui para que diminua o corte de árvores, responsáveis pela captação do gás metano e da purificação do ar.

- Reutilizar 100k de papel salva a vida de, pelo menos, 7 árvores.

- Selecionar o lixo que produzir. Consulte Prefeitura ou

Condomínio, sobre a possibilidade de um SISTEMA SELETIVO DO LIXO.

- Use sempre vasilhas RETORNÁVEIS.

- Escolha sempre que puder vasilhame de VIDRO no lugar de plástico, 'tetrapack' e alumínio.

- Não esbanje guardanapos, lencinhos, papel higiênico ou outros.

- Existem cooperativas e empresas que absorvem estes materiais recicláveis como: jornais, livros velhos, garrafas, metais,etc.

3 - ALIMENTAÇÃO

- Não consuma enlatados (como o atum, por exemplo, em via de extinção). Produzi-los consome muitos recursos e energia.

- Não consuma animais exóticos, como tartaruga, jacaré, etc.

- Consuma mais frutas, verduras e legumes do que carnes.

- Nunca compre pescados pequenos para consumir.

- Se possível, consuma alimentos ecológicos (sem pesticidas, sem inseticidas, etc.)

4 - ENERGIA

- Não consuma em excesso, diminua o seu consumo diário.

- Use água quente somente se necessário e a quantidade necessária, sem desperdiçar ; acenda o aquecedor somente 2 h p/dia, graduando-o entre 50 e 60ºC.

- Se puder, use banho com água fria, que é mais saudável.

- Evite o FERRO, o AQUECEDOR e a MÁQUINA DE LAVAR em excesso, pois gastam muita energia, esgotando os recursos naturais.

- O PETRÓLEO, o CARVÃO e o GÁS, utilizados para atender a demanda energética, são combustíveis geradores de gases, como o dióxido de carbono, e aumentam temperatura global.

- Melhor cozinhar com gás do que com energia elétrica.

- Desligue a TV, rádio, luzes, computador (tela) se não estiver usando.

- No local de trabalho, apague as luzes de zonas pouco utilizadas.

- Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia.

- Modere o consumo de latas de alumínio.

- Não compre ou use produtos de PVC em nada, contamina muitíssimo e não é reciclável.

5 - TRANSPORTE

- Diminua o uso do veículo particular, faça-o de forma eficiente.

- Não viaje só, organize traslados em grupos ou em transporte coletivo.

- Calibre satisfatoriamente os pneus, economizará gasolina e o motor não a queimará desnecessariamente.

- Revise a emissão de gases do seu veículo.

- Não acelere quando o veículo não estiver em movimento.

- Reduza o uso do ar-condicionado, pois ele reduz a potência e eleva o consumo de gasolina.

- Diminua a velocidade: nunca ultrapasse 110 km/h. Acima dessa velocidade há um excessivo consumo de combustível.- Nunca sobrecarregue o veículo: mais peso, maior consumo de combustível.

- Comece a utilizar a bicicleta na medida do possível.

6 - PAPEL

- Reduza o consumo de papel.

- Use habitualmente papel reciclado utilizando os dois lados.

- Fomente o uso de produtos feitos a partir de papel reciclado.

- Faça somente as fotocópias imprescindíveis.

- Reutilize as embalagens, caixas, etc.

Rejeite produtos descartáveis  ( de um só uso ).

7 - EDUCAÇÃO

- Eduque os jovens e todos que puder,  com relação à natureza.

-  Explique a  LEI DOS 3 ERRES a quem você puder :

RECICLAR- (transformar em novas propostas de utilização)

REDUZIR - (o consumo desnecessário e irresponsável)

REUTILIZAR - os bens.

"Quando a última árvore tiver caído,quando o último rio tiver secado,quando o último peixe for pescado,a humanidade vai entender que dinheiro não se come ".

- Envie esta informação indistintamente à todas as pessoas da  sua lista de contatos.

Não quebre esta CADEIA VERDE e CONSCIENTE . Repasse!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PAZ ÍNTIMA

cute1 A confiança em Deus e em ti mesmo;
A consciência tranqüila;
O tempo ocupado no melhor a fazer;
A palavra construtiva;
A oração com trabalho;
A esperança em serviço;
A paciência operosa;
A opinião desapaixonada;
A benção da compreensão.
A participação no progresso de todos;
A atitude compassiva;
A verdade iluminada de amor;
O esquecimento do mal;
A fidelidade aos compromissos assumidos;
O perdão incondicional das ofensas;
O devotamento ao estudo;
O gesto da simpatia;
O sorriso de encorajamento;
O auxílio espontâneo ao próximo;
A simplicidade nos hábitos;
O espírito de renovação;
O culto da tolerância;
A coragem de olvidar-se para servir;
A perseverança no bem.
Conservemos semelhantes traços pessoais, na experiência do dia a dia...
e adquiriremos a ciência da paz íntima com o privilégio de
encontrar a felicidade pelo trabalho, no clima do amor.

(Herculano Pires/Chico Xavier)